Notícia

Plano de Metas de Ilhéus – Escolhidos os indicadores da cultura para serem monitorados entre 2017-2020

O terceiro encontro temático do Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável reuniu representantes do poder público e comunidade para discutir o planejamento do setor de Cultura, quarta-feira (12), no plenário da Câmara Municipal. O encontro faz parte da Campanha do Plano de Metas Participativo da Gestão 2017-2020 do Município.

A ação da Prefeitura de Ilhéus é parte do compromisso assumido pelo prefeito Mário Alexandre, na esfera do Programa Cidades Sustentáveis, e envolve gestores públicos, entidades setoriais e membros dos conselhos municipais. O secretário municipal de Cultura, Pawlo Cidade, apresentou metas e indicadores, e sobre as ações realizadas nos nove meses em que está no comando do setor.

Para o secretário, o diálogo é uma condição indispensável na gestão da cultura. “Precisamos ouvir a sociedade civil, agentes culturais, conselheiros, e trabalhar em harmonia, a fim de construir juntos uma política pública voltada de fato para a valorização do artista local, o fomento, o reconhecimento dos espaços, enfim, de todo o movimento cultural que existe em na cidade”, enfatizou.

Confira os indicadores escolhidos

Avanços – A presidente do Conselho Municipal de Cultura, Janete Lainha, destacou o fortalecimento do colegiado nos últimos anos. “Até 2011, os membros do conselho eram escolhidos pelo prefeito, depois tivemos o avanço da eleição e a oportunidade de atuar junto a sociedade civil”. Ela também ressaltou a importância do planejamento para todos os envolvidos.

Para o cacique Sinval de Almeida, da aldeia tupinambá, de Olivença, o encontro foi uma oportunidade para a representação indígena na elaboração das políticas públicas de Ilhéus. “Como índios tupinambás, também somos munícipes e precisamos ser inseridos nos programas culturais de Ilhéus”, observou.

Participaram também do encontro, a coordenadora do movimento Renafro Ilhéus, Silvandira Caldeira; o gerente municipal de Desenvolvimento Econômico, Sebastião Divas; gestora do Museu da Piedade, Analeide Menezes e contadora de histórias, Miriam Oliveira.

 

Acompanhe a construção do Plano de Metas Municipal

 

 

Fotos: Instituto Nossa Ilhéus | Jonathan Souza.

 

Leave a Reply