Notícia

Vamos criar um aplicativo cidadão: Oficina “Monitorando a Cidade”

oficina monitorando a cidade

O “Monitorando a Cidade” é uma plataforma que ajuda comunidades a monitorar temas de interesse em suas cidades e avaliar o cumprimento dos compromissos assumidos pelo poder público.

A popularização dos smartphones, bem como o acesso a outras tecnologias tem gerado impactos socioeconômicos e comportamentais em nossa sociedade. O sistema do “Monitorando a Cidade” permite que qualquer cidadão com um celular colete dados relacionados aos desafios ou projetos que a comunidade considera prioritários. As informações coletadas por diversas pessoas são então reunidas e disponibilizadas na internet de modo a oferecer uma visão geral do problema. Os dados tornam-se assim uma poderosa ferramenta para informar a sociedade, mobilizar apoio e lutar por mudança.

Um bom exemplo do poder documental das tecnologias como metodologia de denúncia social e pressão pública sobre a temática de Coleta de Lixo, acontece em Santa Lúcia, Belo Horizonte. Um grupo de moradores identificou a acumulação de lixo, o que pode ser chamado de “lixeiras viciadas”, e usando celulares, o grupo georreferenciou os pontos em que o lixo se acumulava.

“Monitorando a Cidade” em Ilhéus:

O monitoramento social, aliado ao exercício da cidadania e o potencial tecnológico, é uma poderosa formula para evidenciarmos as necessidades ilheenses. O INI, sempre comprometido em sua missão de fortalecer a cidadania, a democracia participativa e o empreendedorismo, tendo por base a sustentabilidade e o monitoramento social, promoverá a “Oficina Monitorando a Cidade” com o objetivo compartilhar conhecimento que habilite os cidadãos a fazerem aplicativos com sistema operacional de celulares android e impactarem em políticas publicas.

A facilitação será de Emilie Reiser, do MIT – Massachusetts Institute of Technology – Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Center for Civic Media). A oficina acontece na quinta-feira, 16 de Abril de 2015 das 8h30 às 17h, na sede do Instituto Nossa Ilhéus, Rua Eustáquio Bastos, 126 – Edifício Kauffman, 8° andar. O pré-requisito é ter um celular android. As inscrições serão realizadas até às 12h do dia 14 de abril, basta enviar e-mail para comunicacao@nossailheus.org.br. As vagas limitadas, com prioridade para membros de conselhos públicos ou de movimentos sociais interessados nos temas: meio ambiente, educação, saúde, mobilidade/acessibilidade.

O que? Oficina Monitorando a Cidade: aprenda a fazer um aplicativo para android e impacte em políticas publicas.
Quando? Quinta-feira, 16 de Abril de 2015 das 8h30 às 17h.
Onde? Instituto Nossa Ilhéus, Rua Eustáquio Bastos, 126 – Edifício Kauffman, 8° andar.
* Confirme até dia 14 às 12h, Enviando e-mail para comunicacao@nossailheus.org.br

Leave a Reply