Notícia

Movimentos divulgam formas de acompanhamento do Legislativo e do Orçamento Público

Por Movimento Nossa Betim

Representantes de 18 movimentos de 10 países, que integram a Rede Latinoamericana por Cidades Justas e Sustentáveis, se reuniram com a proposta de trocar boas práticas de incidência e monitoramento da sociedade civil no orçamento e no poder legislativo municipal.

O conteúdo foi elaborado no “Seminário Incidência de Movimentos por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis sobre o Legislativo e Orçamento Público” e agora as principais ideias difundidas no encontro podem ser encontradas nesse SITE. A expectativa é que as discussões possam ser aproveitadas e reeditadas nos diferentes contextos de diversos municípios da América Latina.

O acesso à informação pública, a incidência dos movimentos junto à Câmara dos Vereadores e a participação cidadã foram os aspectos centrais debatidos no Seminário, revelando que embora haja diferenças contextuais, os desafios enfrentados no processo de incidência no Legislativo e no Orçamento Público, coincidem em muitos aspectos.

site tem como um dos seus principais objetivos nortear os movimentos e representantes da sociedade civil sobre formas de acompanhamento do Legislativo e do Orçamento Público contribuindo assim para o fortalecimento da democracia participativa.“Acompanhar o que os vereadores fazem e como os recursos públicos são aplicados é um dos caminhos para fortalecer a democracia participativa, levando os cidadãos a se envolverem cada vez mais com as decisões que afetam o desenvolvimento das cidades. Os movimentos trabalham com a premissa de que não basta mais apenas escolher candidatos, através do voto. É preciso acompanhar como os mandatos são cumpridos, de que forma esses gestores que elegemos estão realmente contribuindo para que as cidades se desenvolvam de forma justa e sustentável”, explica o secretário executivo do Movimento Nossa Betim, Oswaldo Barbosa.

O “Seminário Incidência de Movimentos por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis sobre o Legislativo e Orçamento Público” foi organizado pelo Movimento Nossa Betim, que sediou o encontro, Fundação AVINA, Redes Brasileira e Latino-Americana por Cidades Justas e Sustentáveis, com apoio da Fiat Automóveis e Instituto Vale Verde. 

Leave a Reply