Notícia

MobCidades lança concurso de fotografia estudantil “Olhar Inclusivo” em Ilhéus

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e do Colégio Estadual Moysés Bohana foram desafiados a fazerem fotografias sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos pedestres no deslocamento pelas ruas e no acesso aos bens públicos em Ilhéus. A atividade é parte do projeto MobCidades, financiado pela União Europeia, coordenado nacionalmente pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos e localmente pelo Instituto Nossa Ilhéus.

Para estimular a atenção dos alunos aos problemas de mobilidade da cidade, foram realizadas duas oficinas nos dias 04 e 06 de setembro. Com os temas “Cidade Inclusiva” e “Fotografia com Celular”, foram abordados assuntos referentes à estrutura das cidades, acessibilidade, mobilidade urbana e técnicas de fotografia com o aparelho celular. Os minicursos foram ministrados pela professora de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Peolla Paula Stein; pelo consultor do MobCidades em Ilhéus, Jonathan Souza; e pela Gerente de Comunicação do Instituto Nossa Ilhéus (INI), Tacila Mendes.

De acordo com Jonathan, a ação tem o objetivo de fomentar o exercício da cidadania pelos estudantes, motivando-os a terem um olhar crítico sobre os problemas da cidade. “Os alunos convivem diariamente com as dificuldades de acessibilidade, seja em seus bairros ou nos deslocamentos para a escola e para os espaços de serviço, comércio, cultura e lazer. Então, nada melhor do que empoderá-los para que, usando a fotografia, registrem e cobrem que os representantes do Poder Público garantam uma cidade que seja acessível para todos”, comenta o consultor.

Concurso

Para participar do concurso, o estudante deverá seguir o perfil do Instituto Nossa Ilhéus no Instagram @nossailheus e publicar a sua foto em sua própria conta pessoal no aplicativo, em modo público, até o dia 12 de setembro. Na descrição da imagem é preciso constar a menção à página do INI @nossailheus, a hashtag #olharinclusivoilheus, o endereço de onde a foto foi tirada e a descrição do problema encontrado. A foto só será válida se o estudante enviar autorização de imagem escaneada/fotografada para o email: contato@nossailheus.org.br. Caso seja menor de idade, a autorização deve ser assinada pelo pai, mãe ou responsável.

A população poderá conferir todas as postagens clicando na hashtag no Instagram e curtindo as que mais gostar. O estudante que tiver a foto mais curtida até às 12h do dia 17 de setembro será considerado o vencedor do concurso e vai ser premiado com um troféu e um Curso Profissionalizante de “Adobe Photoshop”, oferecido pela Microlins – Unidade de Ilhéus. A premiação ocorrerá durante a Semana da Mobilidade de Ilhéus, que será realizada entre os dias 17 e 23 de setembro.

 

  1. Baixe aqui a Autorização de Uso de Imagem.

     2. Confira abaixo o regulamento do Concurso de Fotografia Estudantil “Olhar Inclusivo” ou clique e baixe em PDF

 

 

REGULAMENTO E AUTORIZAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO DE FOTOGRAFIAS “OLHAR INCLUSIVO”

 

O Instituto Nossa Ilhéus, um dos parceiros do projeto MobCidades, financiado pela União Europeia e coordenado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), promove de 07 a 17 de setembro o CONCURSO DE FOTOGRAFIA ESTUDANTIL “OLHAR INCLUSIVO”, que pretende premiar a foto que melhor retrate as dificuldades de acessibilidade enfrentadas em Ilhéus.

 

  1. PÚBLICO-ALVO:
  •  Estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Moysés Bohana e do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

 

  1. ATIVIDADES PRELIMINARES: 
  • A realização do concurso será precedida de dois minicursos com os temas: “Cidade inclusiva”, oferecido pela professora de Engenharia de Transportes da UFSB, Peolla Paula, e “Fotografia com celular”, ofertado pela gerente de comunicação do Instituto Nossa Ilhéus, Tacila Mendes e pelo Consultor do Projeto MobCidades, Jonathan Souza. Os dois minicursos serão realizados no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e no Colégio Estadual Moysés Bohana. As duas atividades gerarão certificados aos participantes.

 

  1. OBJETIVO GERAL:
  • Motivar estudantes de escolas públicas de Ilhéus a refletirem sobre a importância dos temas acessibilidade e mobilidade urbana e a identificarem os principais problemas enfrentados por eles e por outras pessoas nos deslocamentos pela cidade e no acesso aos espaços públicos urbanos.

 

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Reunir um conjunto de fotografias de áreas urbanas do município de Ilhéus que mostrem alguns dos principais obstáculos enfrentados pelos pedestres (principalmente pelas pessoas portadoras de deficiência) no acesso aos espaços públicos e nos deslocamentos pela cidade;
  • Contribuir para a construção de um conjunto de dados que auxiliem na formulação de políticas públicas de melhoria da acessibilidade e mobilidade urbana como um todo em Ilhéus;
  • Fomentar o exercício da cidadania pelos jovens, incentivando-os a fiscalizar e cobrar do Poder Público o cumprimento das leis.

 

  1. DESAFIO:
  • Identificar e fotografar locais onde existam obstáculos de acessibilidade em espaços públicos da cidade de Ilhéus como, por exemplo:

 

  • Calçadas estreitas e/ou esburacadas;
  • Calçadas sem rampas para cadeirantes ou piso tátil para deficiente visual;
  • Calçadas com postes, lixeiras e/ou outro obstáculo que dificulte a passagem de pedestres;
  • Faixas de pedestres apagadas ou inexistentes em travessias de grande movimento etc.

 

  1. CONDIÇÕES GERAIS:
  • Para participar, o aluno deve tirar uma fotografia com aparelho celular, de acordo com o desafio descrito acima; seguir a página do Instituto Nossa Ilhéus no aplicativo Instagram @nossailheus; postar a foto em modo público em sua conta pessoal no aplicativo, e enviar autorização de imagem (em anexo) para o email:contato@nossailheus.org.br.
  • A imagem publicada deve estar acompanhada da menção à conta do Instituto Nossa Ilhéus no Instagram @nossailheus, da hashtag #olharinclusivoilhéus, do endereço do local onde a foto foi tirada (rua e bairro) e da descrição do problema encontrado (ex: calçada sem piso tátil para deficientes visuais).
  • No caso do aluno ter menos de 18 anos de idade, a autorização deverá ser preenchida exclusivamente por algum responsável maior de idade.
  • Os interessados só serão considerados participantes no concurso se cumprirem todas as especificações acima.
  • Cada aluno poderá concorrer com apenas uma fotografia. Em caso de envio de mais de uma foto, será considerada como válida a última enviada.

 

  1. PREMIAÇÃO:
  • O aluno que tiver a imagem mais curtida entre às 8h do dia 07 de setembro e às 12h do dia 17 de setembro de 2018 em sua conta no Instagram será considerado o vencedor do concurso e ganhará um Curso Profissionalizante de “Adobe Photoshop”, na Microlins – Unidade de Ilhéus.
  • A premiação será realizada na II SEMANA DA MOBILIDADE DE ILHÉUS, em data ainda a ser definida.

 

  1. DATAS IMPORTANTES:

 

  • 04/09/18, às 14h – Minicurso “Cidade Inclusiva”, com a professora Paula Peolla (UFSB), para os estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães;
  • 04/09/18, às 16h – Minicurso “Fotografia com Celular”, com Jonathan Souza (INI), para os estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães;
  • 06/09/18, às 08h30 – Minicurso “Cidade Inclusiva”, com a professora Paula Peolla (UFSB), para os alunos do Colégio Estadual Moysés Bohana, na Faculdade de Ilhéus;
  • 06/09/18, às 10h30 – Minicurso “Fotografia com Celular”, com Tacila Mendes (INI), para os alunos do Colégio Estadual Moysés Bohana, na Faculdade de Ilhéus;
  • 07/09/18, às 8h – Início do período de postagem das fotos no Instagram;
  • 12/09/18, às 12h – Encerramento do período de postagem das fotos no Instagram;
  • 17/09/18, às 12h – Encerramento do período de votação (curtidas nas fotos);
  • 17/09/18 – Divulgação do vencedor.

Leave a Reply