Notícia

Lideranças do Sul da Bahia Global realizam segundo encontro para elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Instituto Nossa Ilhéus | Tacila Mendes

A construção de uma agenda sustentável para a região, que considere o ativo econômico regional e a qualidade de vida, deu mais um importante passo com a realização do II Encontro Sul da Bahia Global, ontem (19). O evento reuniu lideranças de setores público, privado e da sociedade civil organizada, no auditório da Associação Comercial de Ilhéus. Criado a partir do Programa Líder Sebrae, o movimento busca elaborar um Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) construído de forma participativa, a partir do recorte de seis municípios – Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Uruçuca, Canavieiras e Una – e colocá-lo em prática.

Este segundo encontro teve como foco o aprimoramento dos 4 eixos escolhidos para serem desenvolvidos – Economia, Infraestrutura, Educação, e Meio ambiente e Paisagem. Para orientar os trabalhos, foram realizadas palestras das respectivas temáticas, com Dr. Elson Mira, o vice-prefeito José Nazal, o Dr. Gesil Amarante, e o professor Rui Rocha. Também foi apresentado um diagnóstico regional, realizado pela Macroplan, uma das mais experientes empresas brasileiras de consultoria em cenários prospectivos, administração estratégica e gestão orientada para resultados.

Os dados apresentados consideraram, entre outras informações, as formas de organização comercial na região, o tipo de povoamento, evolução do PIB e distribuição setorial de cada município, infraestrutura, ativos, Planos Municipais, IDEB, indicadores de carreiras e o uso de tecnologias para inovação. A partir desses dados, as lideranças se dividiram em grupos de trabalho para construir o PDR, com foco nos quatro eixos.

O encontro também contou com a presença da reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, profa. Dra. Joana Guimarães, além de novos integrantes dos GTs, que se comprometerem a participar durante o evento que marcou o início do movimento, dia 13 de agosto, no Teatro Municipal de Ilhéus.

O Instituto Nossa Ilhéus é uma das organizações que fizeram parte dos oito módulos do Programa Líder e que está somando nesta etapa, como representante da sociedade civil organizada e membro do GT de Infraestrutura. É, também, a instituição que está articulando a implementação do Observatório Sul da Bahia Sustentável, em parceria com o Instituto Arapyaú, a UESC/NIT, o Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia e o Movimento Empresarial Sul da Bahia (MESB), e que terá inicialmente como recorte os mesmos seis municípios contemplados neste projeto. Como base no compromisso desses municípios com o Programa  Cidades Sustentáveis, o Observatório possibilitará a disponibilização e atualização dos seus indicadores sociais, permitindo a qualquer pessoa monitorar a evolução dos setores, bem como a solução ou não dos problemas pelas políticas públicas implementadas.

 

Leave a Reply