Instituto Nossa Ilhéus lança relatório de atividades de 2017

O Instituto Nossa Ilhéus (INI) publica o relatório de atividades de 2017, a fim de divulgar o balanço e os impactos das ações realizadas durante o ano, referentes aos seus eixos de atuação e aos espaços de governança onde atua. No documento, também é possível encontrar informações sobre a estrutura da organização, os parceiros e apoiadores, indicadores de impacto e demonstrativo financeiro.

As informações são divididas por eixos e linhas de atuação que norteiam as atividades do Instituto. Em Educação para Cidadania, são destaques as palestras realizadas a pedido da própria sociedade civil, além da apresentação da ideia de um aplicativo que visa permitir ao usuário uma experiência de cidadania ao avaliar os serviços públicos que acessa. Com as ações, foram impactados, diretamente, cerca de 2500 pessoas.

No eixo de Monitoramento Social a metodologia pioneira criada pelo INI em 2012 – De olho na Câmara de Vereadores -, além de estimular ações de impacto positivo para a transparência do legislativo ilheense, também atraiu o interesse da sociedade civil de seis municípios brasileiros, com destaque para Mococa (SP), onde o monitoramento da Câmara está em pleno funcionamento.

Já em Impacto em Políticas Públicas, o Instituto comemora a contemplação de 10 de suas propostas de alteração da Lei Orgânica Municipal e de 36 proposições para elaboração do Plano Plurianual 2018-2021. Ainda, passou a ser a única organização da Bahia a participar do projeto de fortalecimento e transparência das políticas públicas para a Mobilidade Urbana no Brasil – MobCidades. Também, no ano passado, por meio de um termo de cooperação técnica com a Universidade Estadual de Santa Cruz, promoveu o primeiro Curso de Capacitação de Gestores Públicos, que qualificou 35 participantes de 14 municípios, em alinhamento com as propostas de sustentabilidade para o desenvolvimento da região.

O Instituto Nossa Ilhéus foi fundado em 09 de março de 2012, e é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Em suas ações, busca a aproximação da sociedade civil e do poder público, e atua no sentido de promover o impacto social que educa para a cidadania. O Instituto está aberto a todos que desejem engajar-se em suas atividades. Além do site, é possível acompanhar a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus e o Instagram @nossailheus.

“O Instituto Nossa Ilhéus é como um farol na escuridão, indicando o caminho em tempos de
crise. Vivemos tempos sombrios em que os valores estão esquecidos e as leis não estão sendo
cumpridas. É uma travessia difícil, mar revolto e caminhos tenebrosos, mas precisamos
encará-la. Essa é a importância do INI, ser farol que ilumina o porto, mostrando o caminho
para que possamos atravessar, apesar das dificuldades. Estamos todos nessa travessia, em
busca de um porto, por isso me associei ao INI, para que no fim dessa jornada, já em terra
firme, ajude a manter a luz do farol acesa, para que as próximas gerações venham a fazer
essa mesma travessia com segurança.”

Vinícius Briglia, advogado, recém-associado. Procurou o INI para engajar-se nas atividades de cidadania, depois de observar os impactos positivos da organização na cidade.