Notícia

Instituto Nossa Ilhéus abre inscrições para Oficina de Jornalismo Cidadão

 

Na próxima-sexta-feira (12), será realizada na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Oficina de Jornalismo Cidadão. A ação é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo e Agência Mural de Jornalismo das Periferias, em parceria com o Instituto Nossa Ilhéus (INI), através do Projeto MobCidades. A oficina conta ainda com o apoio do Colegiado de Comunicação Social da UESC.

O objetivo da formação será mostrar a experiência de jornalismo comunitário realizada em São Paulo por meio do “Projeto 32xSP: a notícia do território no território da notícia”, e apresentar instrumentos e estratégias para o desenvolvimento do trabalho jornalístico de base comunitária no eixo Ilhéus-Itabuna, tendo como foco o tema mobilidade urbana.

A formação terá como facilitadores Luanda Nera, coordenadora de comunicação da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, e Vagner de Alencar, editor do 32xSP e da Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Serão oferecidas 30 vagas para participação na oficina, 8 para membros de organizações co-executoras do Projeto MobCidades em Ilhéus (Associação de Surdos de Ilhéus – ASI, Rotary Club de Ilhéus, Associação dos Criativos do Hernani Sá e Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB) e mais 22 para estudantes dos cursos de graduação em Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus) e de Jornalismo da União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME (Itabuna).

Os interessados podem se inscrever até o dia 11 por meio do formulário online disponível no link: https://forms.gle/ueRkYEJCKZPwom7w5.

Para mais informações, entre em contato com o INI pelo e-mail:  contato@nossailheus.org.br .

Sobre o Projeto 32xSP

O projeto 32xSP é uma iniciativa coordenada conjuntamente pela Rede Nossa São Paulo e pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, com o apoio da Fundação Ford. Desde 2016, por meio do portal www.32xsp.org.br, são publicadas reportagens diárias sobre as 32 regiões administrativas do município, cobrindo principalmente, a partir do ponto de vista dos cidadãos, as questões relacionadas às desigualdades no acesso à infraestrutura e serviços públicos, o que está funcionando nos bairros, como o poder local tem respondido às demandas por direitos e serviços, além dos mecanismos e espaços públicos para participar da melhoria da qualidade de vida nos bairros que compõem a sua administração local.

Sobre o MobCidades

Desde 2017, o Instituto Nossa Ilhéus faz parte do projeto MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direito à Cidade”, financiado pela União Europeia e sob coordenação nacional do Instituto Nacional de Estudos Socioeconômicos (INESC). Contempla 10 movimentos da Rede Brasileira de Cidades, sendo o INI o único na Bahia. Cada movimento trabalha com mais quatro co-executores locais. Em Ilhéus, são: Associação de Surdos de Ilhéus, UFSB, Rotary Club e Associação de Criativos do Hernani Sá. O objetivo é fortalecer organizações para monitorarem o orçamento público destinado à área da mobilidade urbana, por meio de incidências em nível local e nacional.

Leave a Reply