Notícia

Inscrições abertas para capacitação de prefeitos e secretários da região, na UESC

Trinta e cinco gestores públicos, principalmente prefeitos e secretários do Território Litoral Sul e adjacências, participarão do Curso de Capacitação do Gestor Público, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com o objetivo de estimular a formação de consciência crítica e ética, a eficiência e eficácia da função pública, para que estejam mais aptos a intervirem na realidade social, política e econômica dessa região. As inscrições são gratuitas, seguem abertas até o dia 17 de fevereiro e devem ser realizadas no Protocolo Geral da Universidade. Para mais informações, acesse: http://www.uesc.br/publicacoes/editais/01.2017/16.pdf.

Entendendo que o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, com melhor distribuição de renda e permanente geração de empregos é consequência de uma série de fatores interligados, o curso vai abarcar práticas de organização e administração do trabalho adotadas tanto na área pública quanto na área empresarial. Serão contempladas seis disciplinas, totalizando 180h/aula: Ética na Gestão Pública; Planejamento e Gestão Urbana; Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público; Gestão dos Recursos Humanos; Gestão Ambiental para a Sustentabilidade; Gestão e Tecnologia com foco na transparência. As aulas acontecerão às sextas-feiras e aos sábados, em caráter presencial ou à distância.

Por um Território mais sustentável

Em setembro do ano passado, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a UESC – Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC) -, o Instituto Nossa Ilhéus (INI) e o Programa Cidades Sustentáveis, tendo este curso como uma das metas. Para a presidente do Instituto, Maria do Socorro Mendonça, esta capacitação é um sonho que agora se torna realidade, graças à parceria com o Instituto Arapyaú, a Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC) e a Universidade. “Enquanto sociedade civil organizada, este curso foi a forma que encontramos para contribuir com o Poder Público constituído para o mandato 2017 – 2020. Além disso, será instalado o Observatório Território Litoral Sul MAIS Sustentável, na UESC, que subsidiará os prefeitos eleitos a elaborarem seus Planos de Metas, visando a melhoria da qualidade de vida da população do nosso Território. A sociedade civil contribuindo para que governos sejam participativos é um direito que não se pode abrir mão”, explica.

Instituto Nossa Ilhéus – O INI foi fundado em 09 de março de 2012, e é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações. Está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acesse a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus

Leave a Reply