Notícia

INI realiza palestra sobre cidadania para colaboradores do Hotel Jardim Atlântico

Como parte da linha de atuação ‘Educação para a cidadania’, o Instituto Nossa Ilhéus (INI) foi convidado a realizar uma palestra para cerca de 40 colaboradores do Hotel Jardim Atlântico na última terça-feira (26).

Com o tema “A Ilhéus que herdamos de Capitania rumo aos 500 anos”, a presidente do Instituto, Maria do Socorro Mendonça, apresentou os indicadores sociais atuais, dados do município como território e população, a divisão administrativa, e contou um pouco sobre a história da cidade.

A gerente geral do hotel, Leila Borges, comentou que a palestra fez refletir sobre como Ilhéus mudou ao longo dos anos, por meio da observação da dinâmica de crescimento dos bairros, da população, além da importância das pessoas se apropriarem da cidade, participando de espaços de governança com o intuito de fortalecer a gestão pública e, consequentemente, a coletividade. “Os colaboradores participaram bastante, trocando e enriquecendo o conhecimento sobre sua própria cidade. Saí da palestra amando mais Ilhéus e percebi esse sentimento nos outros participantes também”, conta.

O eletricista de manutenção, Sebastião Nogueira,  completou: “Achei muito interessante a palestra, pois muitos moradores não conhecem a história e, às vezes, o que sabem é interpretado de maneira diferente. Gostei muito!”

Sensibilizar para a vida coletiva na cidade por meio da promoção do conhecimento e da formação cidadã é um dos objetivos do projeto “Cultivando a Cidadania”, criado em 2012 pelo INI. Em 2017, cerca de 2200 pessoas participarem de oficinas e palestras em escolas públicas, universidade e em coletivos de jovens empreendedores.

 

Leave a Reply