Notícia

Improviso, Oxente! debate Mobilidade em Ilhéus, na Tenda TPI

Com objetivo de discutir soluções para uma melhor mobilidade urbana em Ilhéus – entendida de forma mais ampla, para além do trânsito e do transporte público, abarcando questões como acessibilidade, segurança, qualidade da malha viária e das calçadas, regulamentação de transportes privados de passageiros – será realizada uma série de três “Improviso, Oxente!”, quadro criado pelo Teatro Popular de Ilhéus (TPI), que combina painéis com especialistas, debates com o público e intervenções artísticas. Os encontros são gratuitos, fazem parte da programação da Semana de Mobilidade, e acontecem na Tenda TPI (Avenida Soares Lopes), dias 19, 20 e 21, sempre às 19h.

 

 

 

 

Nesta terça-feira (19), o tema será “Cidade para pessoas, acessibilidade e menos carro”. Antes do debate com o público, explanam sobre o assunto a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo; e o supervisor do Núcleo de Projeto da Prefeitura de Ilhéus, Alexandre Amorim.

 

Já na quarta-feira (20), acontecerá a apresentação do projeto de requalificação do quarteirão Jorge Amado e do orçamento para mobilidade urbana no Plano Plurianual exercício 2018-2021 pelo vice-prefeito, José Nazal; e pelo secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito de Ilhéus, Hermano Fahnning.

 

Já no dia 21, expõem sobre o tema “Cidade e bicicleta” o professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ronaldo Lima Gomes; o arquiteto e urbanista, Artur Valente; e o mestre em Análise Ambiental e Dinâmica Territorial, Evaldo Borges.

 

O “Improviso, Oxente!” sobre Mobilidade é promovido pelo Instituto Nossa Ilhéus e faz parte da programação local do projeto da União Europeia “MobC

 

idades”, lançado oficialmente nesta semana. Com o intuito de fortalecer organizações da sociedade civil para monitoramento e incidência na política de mobilidade urbana, o projeto acontece em 10 cidades brasileiras e tem a coordenação nacional do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC). Em Ilhéus, o MobCidades tem como co-executores a Associação Beneficente dos Deficientes Físicos de Ilhéus (ABEDEFI), o Rotary Club Jorge Amado, a Associação Moradores Hernani Sá e a Associação Ciclistas de Ilhéus.

 

 

Sobre os painelistas

Claudiana Figueiredo– Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pelo Ipê/Escas. Especialista em Cidades e Empreendimentos Criativos pela Universidade de Córdoba/Argentina. Advogada. Graduada em Pedagogia pela FASB – Faculdade do Sul da Bahia. Gerente Regional do Sebrae Ilhéus. Experiência profissional em áreas de Turismo (Gestão de Projetos), Educação, Empreendedorismo. Autora dos Livros “Um Sonho de Família” e “Cidades e Criatividade – Inspiração para um percurso”.

 

Alexandre Amorim – Natural de Ribeirão Preto (SP),  formado em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Projeto Urbano e Territorial pela Universidade Politécnica da Catalunha. Em sua trajetória profissional, desenvolveu trabalhos para o terceiro setor, tais como projetos de urbanização para áreas de favela, em projetos de melhoramento urbano e estudos territoriais para província da Catalunha, além da sua atuação em projetos residenciais e corporativos para o Estúdio Ribas Arquitetos, em Barcelona. Em 2013 chega a Ilhéus com seu estúdio de projetos e atualmente é o supervisor do núcleo de projeto da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

José Nazal – Vice-Prefeito de Ilhéus. Ingressou na vida pública em 1977 como Oficial de Gabinete da Prefeitura Municipal de Ilhéus; exerceu diversos cargos na administração pública no Executivo e Legislativo; foi Secretário de Planejamento do Município de Uruçuca; Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus; autor de dois livros publicados sobre a história de Ilhéus.

Hermano Fahning – Secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito de Ilhéus. Engenheiro Civil, Inspetor do CREA, Servidor Público concursado do Município de Ilhéus. Pós-graduado em Gestão Pública, Liderança, Gestão de Negócios, Engenharia de Segurança do Trabalho, Marketing Esportivo.

Ronaldo Lima Gomes – Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Geotecnia pela Universidade Federal de Viçosa-MG. Atualmente, é Professor Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência nas áreas de Geologia de Engenharia, Meio Ambiente e Geotecnia. Atualmente desenvolve projetos nas áreas de Meio Ambiente, Avaliação de Impactos Ambientais, Risco Geológico a Escorregamentos e Mapeamento Geoambiental.

 

Artur Valente – Artur Zugaib Valente é arquiteto e urbanista formado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Sistema Viário pelo Instituto de Engenharia de São Paulo e Pós-Graduado em Mobilidade e Planejamento Urbano na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atualmente, gerencia a Área de Controle e Uso do Solo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Ilhéus. Ex-Sócio da arquiteta e urbanista Sandra L. Valente no escritório Valente, Valente: Arquitetos. O arquiteto elevou sua experiência na área de Mobilidade ao elaborar e executar projetos macros e intervenções pontuais para órgãos municipais e entidades de Transportes como: Prefeitura São Paulo e Região Metropolitana, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Empresa Metropolitana de Transporte Urbano de São Paulo (EMTU) e Companhia Metropolitana de São Paulo (METRÔ).

Evaldo Borges – Professor, Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Mestre em Análise Ambiental e Dinâmica Territorial pela Universidade de Campinas.

 

Leave a Reply