Notícia

Grupo da sociedade civil de Mococa homenageia presidente do INI pelo De olho na Câmara

Durante o 9º Encontro Nacional da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, que aconteceu entre os dias  26 e 28 de outubro, em Poços de Caldas (MG), a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça,  recebeu homenagem do grupo da sociedade civil de Mococa (SP), que tem adotado a metodologia “De olho na Câmara de Vereadores” desde janeiro deste ano.

Para Socorro, o que ela fez é o que deve fazer qualquer organização que compõe a Rede Cidades. “Merece honraria todo cidadão que compreende ser direito seu participar da administração do seu município, por meio de instituições que acompanham as realizações, monitoram e contribuem com o poder constituído para a melhoria das cidades, com uma agenda positiva e propositiva. Estão de parabéns os(as) cidadãos(ãs) de Mococa que encontraram o Nossa Ilhéus, fazendo pesquisa na internet, e acataram nossas sugestões replicando o projeto “De Olho na Câmara de Vereadores”. A todos do ‘DONC’ a nossa gratidão, em nome do Jeninho Afonso, por estarem exercendo a cidadania”, afirma.

DONC é como é chamado pelo grupo o De olho na Câmara Mococa. O representante do grupo, explica que a ideia de fiscalizar o legislativo surgiu por acreditar que apenas reclamar e nada realizar não é o suficiente para mudar o cenário politico. A partir desse pensamento, alguns amigos se reuniram para presenciar as sessões na Câmara às segundas-feiras. “Coincidentemente, vimos que o nome que pensamos já estava sendo usado pelo INI. Entramos em contato e fomos muito bem assistidos pela Socorro, que auxiliou com  todas as informações necessárias para que implementássemos o projeto, que tem contribuído para que cada vez mas pessoas se engajem em uma cidadania mais ativa. Achamos por bem homenageá-la como um gesto de reconhecimento do quão importante tem sido para nós o projeto”, lembra Jeninho.

De olho na Câmara tem inspirado práticas semelhantes no Brasil e no mundo. Criado em 2012 pelo INI, o “De Olho na Câmara de Vereadores” visa alcançar maior transparência da Casa Legislativa e uma atuação voltada para o bem público. Com base na Lei de Acesso à Informação – um dos maiores marcos da história da transparência na administração pública no Brasil, por meio do qual todos os cidadãos têm acesso a praticamente todo tipo de informação pública, bastando requisitar aos órgãos competentes tais informações – este projeto pioneiro auxilia a população ilheense a ter acesso à produção legislativa de forma acessível e estruturada.

 

Leave a Reply