Notícia

Geógrafo lança Atlas Socioeconômico Litoral Sul da Bahia – BAIXE GRATUITAMENTE

Fonte: Assessoria do autor

Em linhas gerais, um “Atlas” consiste num conjunto organizado de mapas, concebido para representar um determinado espaço geográfico e tratar de um ou de diversos temas. Neste caso, o espaço representado é o Litoral Sul da Bahia e as condições socioeconômicas são o tema geral do trabalho que se estrutura em quatro grandes capítulos, 70 mapas, 23 gráficos e 20 quadros estatísticos.

O Litoral Sul é um dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. É o maior território em número de municípios, 26 no total, e abrange uma área de 14.664,7 km² cercada de beleza natural ímpar e de um passado de formação socioespacial ligado intrinsecamente à expansão da economia cacaueira. Sua população residente, em 2010, era de 772.683 habitantes, correspondente a 5,5% da população baiana. Em 2015, foi responsável por 4,5% do PIB da Bahia – ou R$ 11 bilhões em valores correntes –, figurando como o quinto maior território de identidade no que se refere à agregação de valor ao PIB baiano.

Em “Atlas Socioeconômico Litoral Sul da Bahia”, o geógrafo Alan Azevedo procura desvelar a complexidade inerente às relações que envolvem o desenvolvimento econômico desse território.

– BAIXE AQUI O ATLAS SOCIOECONÔMICO LITORAL SUL DA BAHIA –

Os leitores têm acesso a uma série de mapas temáticos e de sínteses estatísticas, que permitem visualizar e entender o novo perfil demográfico regional, seus indicadores sociais, a dinâmica recente dos nascimentos, a economia, as finanças públicas municipais, o impacto econômico da previdência social, o mercado de trabalho formal, dentre outros temas. Trata-se, portanto, de uma referência essencialmente prática para uso de grupos, comunidades e instituições, públicas e privadas.

Publicado pela Editora Via Litterarum e disponibilizado para download gratuito, o e-book Atlas Socioeconômico Litoral Sul da Bahia tem como principal objetivo provocar reflexões e servir de farta matéria-prima para a realização de novos estudos sobre o Litoral Sul da Bahia; o Atlas é, no fundo, um convite ao trabalho – trabalho tão necessário para geógrafos, economistas, administradores, cientistas sociais e outros especialistas da região. Segundo seu autor, o objetivo agora é buscar apoiadores para o financiamento da versão impressa do Atlas. Em formato físico, a publicação constituirá um excelente recurso para o meio educacional do território; por meio dele o professor terá um amplo quadro de referência material para subsidiar suas aulas e os estudantes, um abrangente documento para leituras, consultas, reflexões e trabalhos de pesquisa sobre a realidade em que vivem.

 

Sobre o autor – Alan Azevedo Pereira dos Santos, natural do município de Itabuna, BA, possui graduação em
Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Santa Cruz e especializações em Ensino de Geografia e Planejamento de Cidades pela mesma instituição. É autor dos Diagnósticos de Violência e Criminalidade dos Municípios de Itabuna e Ilhéus (publicados em 2012). Em parceria com o historiador Aurélio Schommer, publicou em 2014 o livro Mundo do Futebol: Copa no Brasil, editado pela Via Litterarum. Entre 2013 e 2017, assinou uma série de diagnósticos socioeconômicos de municípios baianos pela Gasparetto Pesquisa e Estatística. Atualmente é professor de Geografia da rede estadual de ensino da Bahia, com atuação no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (Itabuna-BA).

Leave a Reply