Notícia

GAP capitaneou Campanha de Limpeza da Baía do Pontal – Voluntários recolheram quase cinco toneladas de lixo

Na manhã do último domingo (10), o Grupo Amigos da Praia (GAP) reuniu dezenas de voluntários para uma ação de limpeza na Baía do Pontal, local do antigo Porto de Ilhéus. O ato faz parte de um projeto idealizado pelo Satélite Clube de Remo, que visa à restruturação do esporte náutico em Ilhéus e, consequentemente, à revitalização da baía.

Segundo o presidente do GAP, Vinícius Alcântara, foram retirados aproximadamente cinco toneladas de lixo. “Uma grande quantidade de plásticos, pedaços de isopor, além de garrafas pet, roupas, pneus e sandálias. Até colchão foi retirado do local, chegando a encher uma caçamba de lixo”, comentou.

A ação reforça a necessidade de sensibilização da população, e aconteceu na semana em que foi publicado o relatório internacional Global Plastics Report, levantamento do WWF, em que o Brasil figura no ranking dos maiores poluidores do planeta, aparecendo em quarto lugar quanto à produção de lixo plástico. Produzindo por ano 11,3 milhões de toneladas desse resíduo, apenas 1,2% do material produzido é reciclado, sendo um dos menores índices da pesquisa e bem abaixo da média global de reciclagem plástica, que é de 9%.

A iniciativa contou com o apoio do Instituto Nossa Ilhéus, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Faculdade Madre Thais, Lions Clube Ilhéus Norte, entre outros parceiros.

Autoridades também marcaram presença, como o vice-prefeito, José Nazal, vereador Jerbson Moraes, a superintendente municipal de Meio Ambiente, Joélia Sampaio e o secretário de Governo, Mauro Ferreira.

 

Fotos: GAP

Leave a Reply