Notícia

Encontro inspira mulheres ao empreendedorismo

A reunião foi marcada por histórias marcantes empreendedoras da região Sul da Bahia

O Sebrae em Ilhéus promoveu nesta quinta-feira, 8, um encontro com empreendedoras da região Sul da Bahia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A programação foi conduzida pela gerente regional da instituição, Claudiana Figueiredo, que apresentou histórias inspiradoras de mulheres que fazem sucesso em empreendimentos privados e sociais.

A empresária de Itacaré, Maria Aparecida Damacena Aguilar, vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em 2017, compartilhou suas experiências com a pousada Pedra Torta. Ela citou alguns comportamentos importantes que contribuíram com o sucesso do seu empreendimento, mas, em especial, o espírito empreendedor de enfrentar desafios e inovar sempre.

Já no âmbito do empreendedorismo social, a diretora-presidente do Instituto Nossa Ilhéus – INI, Maria do Socorro Mendonça, falou sobre as características do seu segmento e a importância de ter coragem para enfrentar os desafios diários. “O que friso sempre é sobre o fato de ser acompanhada por quatro ‘entes’: insistente, resistente, persistente e resiliente”.

Para Claudiana, exemplos como esses incentivam outras mulheres a se empoderarem nas suas habilidades e desempenhar ações empreendedoras, seja na criação de um negócio próprio, seja na realização de ações inovadoras dentro de uma organização. “As mulheres saíram do encontro nutridas de coragem e da certeza de que elas podem ser fazer muito mais para o sucesso de suas histórias”.

Dados

Histórias como essas inspiram o desenvolvimento empreendedorismo feminino, que, segundo a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2015 (GEM), está em crescimento. Entre 2001 e 2014, o Brasil registrou um aumento de 34% no número de mulheres empreendedoras, como revela a pesquisa Donos de Negócios – Análise por Gênero 2015, elaborada pelo Sebrae com dados da Pnad/IBGE de 2014.

Em 2014, eram 7,9 milhões as empresárias em atuação no mercado e, desse total, 98,5% como donas de micro e pequenas empresas. Ainda nesse período, do total de mulheres com negócios existentes no Brasil, a região Nordeste ocupa o segundo lugar na pesquisa, com 29%, atrás apenas do Sudeste, com 41%.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Leave a Reply