Notícia

Em Manifesto, Instituto Nossa Ilhéus se une a organizações sociais em prol do ATIVISMO SIM

O Instituto Nossa Ilhéus (INI) é iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária, que tem por objetivo fortalecer a cidadania, a democracia participativa e o empreendedorismo, tendo por base a sustentabilidade e o monitoramento social. Atua desde 2012 em prol de um desenvolvimento econômico sustentável, respeitando a vocação de Ilhéus e região, participando sistemicamente de espaços de governança que culminaram em resultados importantes como a Lei de Resíduos Sólidos, a mudança da Lei Orgânica, participação na elaboração do Plano Plurianual 2017-2020, a reativação de Conselhos na cidade, a articulação para o compromisso de 20 municípios da região com o Programa Cidades Sustentáveis, apoio na implementação da Lei do Plano de Metas com participação popular em Ilhéus. Além disso, atua com educação cidadã por meio de palestras gratuitas em escolas e instituições, e com o monitoramento da Câmara de Vereadores de Ilhéus, por meio do projeto pioneiro ‘De olho na Câmara de Vereadores’.

Entendendo a importância de sua atuação em prol da região, o INI é uma das organizações signatárias do Manifesto #AtivismoSim, que foi elaborado em resposta a declaração do candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro. Após saber de sua ida ao 2º turno da disputa presidencial, ele proclamou que, se eleito, vai “botar um ponto final em todos os ativismos no Brasil”. O candidato voltou a repetir esta semana que vai acabar com as ONGs.

No Brasil, são milhares de organizações que atuam diariamente nas mais diversas frentes: educação, saúde, proteção à criança e ao adolescente, enfrentamento à violência contra a mulher, acesso a direitos, transparência na gestão pública, combate à corrupção, participação política, proteção ao meio ambiente, mídia independente. 

Importante saber que o ativismo das ONGs é o que constrói todos os dias um país mais humano, justo e igual, impactando positivamente as pessoas, nas mais diversas áreas.  A partir de uma carta, um grupo de ativistas, coletivos e organizações criou o manifesto #AtivismoSim – uma campanha para convocar a população brasileira a se posicionar em defesa do trabalho do terceiro setor. 

Todos podem assinar, basta acessar: http://www.ativismosim.org/

Essa é uma iniciativa dos ativistas da Bancada Ativista, Cinese, Escola de Ativismo, Fashion Revolution Brasil, Imargem, Instituto Update, LabHacker, Maranha, #MeRepresenta, Nossas, Pé de Igualdade, Purpose, Rede Feminista de Juristas, Rede Nossa São Paulo, Virada Política e Vote Nelas.
 
Mais do que nunca, acreditamos que o Brasil precisa de um governo aberto ao diálogo, que se proponha a conduzir a nação junto dos mais diferentes setores, respeitando a diversidade de opiniões e ideias sobre as propostas e rumos para o país. Sem o ativismo, não há democracia. Seguiremos mobilizados. 
 

Leave a Reply