Notícia

Eleição 2018 – Compilação dos dados do resultado do 1º turno no município de Ilhéus

Por: José Nazal Pacheco Soub

“Desde 15 de novembro de 1976 tenho acompanhado as eleições no município de Ilhéus, procedendo à tabulação e análise do resultado, com a disposição dos votos agrupados por locais e votação dos bairros e distritos, inicialmente das Zonas Eleitorais 25, 26 e 27, hoje concentrados apenas nas duas existentes (25 e 26), que desde o pleito de 2016 foram reorganizadas em nova disposição geográfica.

O resultado representa a vontade soberana do povo de Ilhéus através do voto democrático (apesar de obrigatório) no pleito de 7 de Outubro de 2018, nas Eleições Gerais para escolha do Presidente da República, Senadores, Governador do Estado, Deputados Federais e Estaduais, com base nos resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que conta com 116.709 eleitores em 359 seções eleitorais.

Foram votados em Ilhéus 355 candidatos à Câmara Federal e 397 candidatos à Assembleia Legislativa da Bahia, além dos votados com candidatura indeferida. Esse dado vem se repetindo a cada eleição para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa, tendo sido infrutífero o trabalho de conscientização anualmente cobrado pela imprensa regional.

Outro dado importante que pode ser observado é a manutenção do índice de abstenção, principalmente nas localidades interioranas do município, com uma grande evasão dos eleitores, dado esse que também se refletiu nas primeiras informações do Censo de 2010.

O olhar criterioso na votação de algumas localidades, de modo especial na zona rural, mostra que alguns candidatos que não têm relação política/histórica diretamente com Ilhéus tiveram apoios locais, permitindo uma expressiva votação, inclusive sendo o mais votado. Resta o questionamento: o candidato, doravante, dará atenção à comunidade?

Por fim, iniciamos nesta análise a inserção de mapas com a votação das chapas majoritárias. Os mapas com a votação estão dispostos de acordo com os distritos e bairros do município”.

 

CLIQUE AQUI E ACESSE A COMPILAÇÃO

 

Ilhéus, 31 de outubro de 2018.

 

 

 

Leave a Reply