Notícia

Divulgados os vencedores do II Concurso de Ideias de Arquitetura e Urbanismo VivaAcidade

Rafael Lamary Silva Santos e Sumaia dos Santos Rocha, estudantes do 9º semestre da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), são os vencedores do II Concurso de Ideias de Arquitetura e Urbanismo VivaAcidade, promovido pelo Instituto Nossa Ilhéus, por meio do Projeto MobCidades, em parceria com o Cana Brava All Inclusive Resort e o Hotel La Dolce Vita. Já o 2º lugar foi para a dupla de estudantes da Faculdade Madre Thaís (FMT), Marilindi Leal Venturin e Maurício Galvão.

Projeto vencedor do II Concurso de Ideias VivaAcidade

Os ganhadores do Concurso serão premiados com duas diárias em quarto duplo para duas pessoas, com todas as despesas pagas, no Cana Brava All Inclusive Resort. Já os participantes que ficaram em segundo lugar serão premiados com duas diárias em quarto duplo para duas pessoas, no Hotel La Dolce Vita.

O concurso premia, ainda, com Menção Honrosa, o graduado em Arquitetura e Urbanismo pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME), Luís Vieira Póvoas.

A análise e seleção das propostas foi realizada nesta terça-feira (12), na sede do Instituto Nossa Ilhéus. A comissão julgadora do Concurso foi composta pelos arquitetos e urbanistas Alexandre Amorim, Arthur Valente e Júlia Gouvêa. Eles avaliaram os trabalhos de acordo com os critérios estabelecidos no edital: atendimento ao programa; originalidade, qualidade gráfica e inovação; contribuição para a melhoria da acessibilidade e mobilidade urbana no local, e inserção urbana e integração com o entorno.

Comissão Julgadora do II Concurso VivaACidade_foto Tacila Mendes

Sobre o Concurso VivaAcidade

O II Concurso de Ideias de Arquitetura e Urbanismo ‘VivaAcidade’ é uma das ações do MobCidades e teve como objetivo premiar a melhor proposta de intervenção urbana do entorno da Central de Abastecimento de Ilhéus, no Malhado, com foco na melhoria da acessibilidade e mobilidade na área. As inscrições foram abertas no dia 18 de setembro de 2018, durante a II Semana da Mobilidade de Ilhéus e permaneceram até o dia 19 de janeiro de 2019.

A primeira edição do Concurso ocorreu na Semana da Mobilidade de Ilhéus, em setembro de 2017. Na ocasião, os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Bahia foram desafiados a inscreverem propostas que apresentassem soluções criativas e inovadoras para a revitalização da área central de Ilhéus, na Poligonal que compreende as Ruas Araújo Pinho e Santos Dumont, tendo como base a apropriação do espaço público pelas pessoas e a valorização do patrimônio histórico e cultural.

Sobre o MobCidades

O Instituto Nossa Ilhéus faz parte do projeto MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direito à Cidade”, financiado pela União Europeia e sob coordenação nacional do INESC. Contempla 10 movimentos da Rede Brasileira de Cidades, sendo o INI o único na Bahia. Cada movimento trabalha com mais quatro co-executores locais, em Ilhéus, são: Associação de Surdos de Ilhéus, UFSB, Rotary Club e Associação de Criativos do Hernani Sá. O objetivo é fortalecer organizações para monitorarem o orçamento público para Mobilidade Urbana, por meio de incidências locais e nacional.

 

 

Leave a Reply