Notícia

Crise hídrica em Ilhéus e desmatamento da Mata Atlântica são abordados em palestra do INI

Durante o Seminário de Educação Ambiental, Crise Hídrica e Desmatamento da Mata Atlântica realizado na última sexta-feira (06) no Centro de Convenções de Ilhéus, cerca de 1.200 alunos assistiram a palestra  proferida pela presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça. O evento foi promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Colégio da Polícia Militar (CPM), Rômulo Galvão.

Depois de ouvir os estudantes cantarem o hino da Bahia, também conhecido como hino ao 2 de julho, e a peça “A água acabou!”, encenada por alunos do 8º ano C, Socorro reforçou a importância de plantar água. “Foi nesse ambiente, sendo transportada para meu tempo de estudante, que muito honrada pelo convite, proferi uma palestra com o tema ‘Crise Hídrica na cidade de Ilhéus e Desmatamento da Mata Atlântica’. Os estandes eram um show à parte, tratando do reaproveitamento da água de chuva e de energias renováveis, tudo isso coroado com a história do Rio do Engenho, que além de ter um reservatório que abastece toda a população da zona Sul do nosso Distrito Sede, é rico na sua história e muito bem contada pelos alunos”, comenta. A palestra foi antecedida pela do vice-prefeito, José Nazal, que abordou o tema foi “Bacia Hidrográfica do Leste”. 

Com uma vasta programação, o seminário abordou, ainda, a relação dos Índios Tupinambá com a Mata e a Água, o desmatamento do nosso bioma, estratégias de preservação da água e do meio ambiente, entre outros. Os alunos apresentaram artigos, peças teatrais, poemas, filmes, apresentações culturais, além de receberem visitas nos estandes dos projetos das turmas do 1º ao 9º ano. 

Leave a Reply