Notícia

coURB: Conheça o Ativa Ilhéus e participe do Plano Cicloviário

coURB Ativa Ilhéus

Ajude a criar as Ciclovias de Ilhéus!

O Instituto Nossa Ilhéus, em parceria com o coURB – Instituto de Desenvolvimento Urbano realizou as Oficinas Participativa de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus. Os eventos foram oportunidades para que cidadãos, lideranças comunitárias, pré-Candidatos ao legislativo e ao executivo municipal de Ilhéus interagir, sonhar e discutir o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida da cidade.

O resultado é o Plano Cicloviário Integrado de Ilhéus (PCI Ilhéus) elaborado pelo Instituto coURB, como parte do Projeto Ativa Ilhéus. A proposta Ativa Ilhéus é mais ampla e é composta por três pilares: Ilhéus Saudável, Ilhéus Inclusiva e Ilhéus Criativa.

Queremos ativar a cidade, as pessoas e promover o envolvimento e o desenvolvimento. A ideia é que a rede cicloviária e o sistema de espaços públicos sejam catalisadores para as mudanças que a cidade precisa!

Participacão Popular no Plano Cicloviário Integrado de Ilhéus

Mas ainda precisamos da sua colaboração! O próximo passo é desenvolver de forma participativa mais uma parte do projeto: o plano cicloviário integrado de Ilhéus.

Para contribuir, basta clicar aqui e responder um breve questionário sobre as rotas que a coUBR está propondo e fazer suas sugestões.
Importante: as respostas só serão aceitas até a próxima quinta feira, 27 de agosto.

Plano Cicloviário Integrado de Ilhéus

O coURB – Instituto de Desenvolvimento Urbano auxilia cidades e comunidades a desenvolver soluções urbanas de baixo custo com projetos que podem trazer significativas melhorias para a população.  É uma organização sem fins lucrativos que tem por o objetivo de criar ambientes saudáveis e aumentar a qualidade de vida por meio do engajamento local. O coURB escolheu Ilhéus para desenvolver seu projeto piloto.

O Plano Cicloviário de Ilhéus (PCI) e o Ativa Ilhéus estão sendo construído com intensa participação popular. O Projeto tem a colaboração do Instituto Nossa Ilhéus, Astrisul e do Teatro Popular de Ilhéus, além do apoio da Prefeitura Municipal. Durante a primeira fase de participação popular tivemos a participação de 50 pessoas de todo o município, que juntas construíram 100 documentos.

Depois de muita pesquisa – com os cidadãos, Poder Público, com professores da UESC, e também consulta à literatura sobre a cidade – a coUBR colocou a mão na massa para desenvolver o projeto para apresentar à cidade. Os pontos principais do projeto são relativos à mobilidade e espaços públicos – estes dois aspectos foram os mais comentados durante as dinâmicas.

O PCI é parte do Programa de Mobilidade Urbana que conta também com melhorias no sistema de transporte público e com estudos iniciais em um sistema de transporte aquaviário. O PCI é composto por 6 eixos cicloviários, integrados a todas as regiões do município e conectados entre si.

Clique aqui e responda um breve questionário sobre as rotas que a coUBR está propondo e faça suas sugestões.
Quem ama participa!