Cultivando Cidadania

 

O cenário político ilheense, envolto por um descaso dos governantes e cidadãos e pela repetição de líderes políticos, estimulado pelo desinteresse político da população, faz com que o município tenha péssimos indicadores sociais. O Instituto Nossa Ilhéus, atuando no monitoramento dos poderes municipais e na promoção de políticas públicas, percebe que não haverá avanço sem mudança cultural.

Por isso, com a sua ajuda o Instituto Nossa Ilhéus vai realizar 30 oficinas sobre cidadania, englobando as 53 vilas, distritos e povoados e os 27 bairros do distrito sedes, no intuito de impactar diretamente mais de 600 cidadãos ilheenses. E atuará junto aos canais de comunicação para incentivar a comunicação cidadã, estimulando a população a participar e a agir realmente com cidadania, para que o ciclo virtuoso de “Participação e Conhecimento->Transparência e Qualificação do Poder Constituído ->Melhores indicadores sociais” seja fomentado.

Objetivo Geral

População empoderada e interessada em contribuir para a definição de políticas públicas e para o controle social da administração pública municipal, propiciando a melhoria da gestão pública e dos indicadores sociais do município.

Objetivos Específicos

– Maior interesse da população por política e maior participação em espaços de governança.

– Líderes locais com alto potencial de mobilização mapeados, reconhecidos e com conhecimento elevado sobre cidadania

Público comparece e participa da Oficina Cultivando Cidadania

Público diretamente beneficiado

O projeto terá como atividade principal a realização de Oficinas sobre Cidadania envolvendo as 53 vilas, distritos e povoados e os 27 bairros do distrito sedes. Para isto, serão realizadas 30 oficinas em lugares convergentes da cidade. O Instituto Nossa Ilhéus realizará atividades prévias de mobilização para conseguir alcançar o máximo de pessoas possível em cada uma das oficinas.Espera-se obter a presença de pelo menos 20 pessoas em cada uma, mobilizando diretamente pelo menos 600 pessoas.

Metodologia Inovadora do Cultivando Cidadania

Metodologia

Serão 20 oficinas básicas e 10 oficinas avançadas, para aqueles que quiserem se aprofundar mais. O público alvo dos encontros contará com indivíduos socialmente atuantes das comunidades, representantes de associações comunitárias, líderes locais, professores públicos, empreendedores e pessoas mobilizadas por estes.

Para isso, foi desenvolvida exclusivamente para essas oficinas uma metodologia bem participativa pensada e construída em parceria com a CoCriar, trazendo informações sobre o que é estado democrático de direito, as responsabilidades de cada cidadão dentro da sua cidade e de seu bairro e o papel dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Busca-se assim estimular o debate sobre o papel do cidadão na política e a mobilização

Entregas do Projeto:

 

Resultados esperados Atividades
600 cidadãos adultos com noções do papel do Estado, de seus direitos e deveres, dos espaços de governança e de como se organizarem para acessar o governo. – Realização de oficinas nos bairros e comunidades ilheenses.
Mapeamento e reconhecimento do perfil de pelo menos 30 líderes comunitários. – Por meio da mobilização nos bairros e das oficinas, serão identificados os principais líderes de cada localidade.- Estes líderes serão cadastrados em nosso banco de dados e se tornarão o elo de ligação do Instituto com o bairro.- Estes líderes serão os mobilizadores e organizadores para o evento de encerramento do projeto.
Mapeamento das associações em funcionamento existentes na cidade. – Por meio de conversar estruturadas com os participantes de cada oficina, reconheceremos as associações existentes em cada bairro.- Após este reconhecimento, será realizado um diagnóstico do perfil e da atuação desta instituição, para pensar futuramente em seu fortalecimento institucional.
Estimular comunicação cidadã, sobre temas como cidadania, anticorrupção, papel do governo e espaços de governança. – Realização de programas de rádio voltado para público C, D e E.

Cultivando Cidadania

Estimativa de custo 
  R$ % SOBRE O CUSTO TOTAL
Infra-estrutura e Logística(Equipamentos, locação/adequação do espaço, passagens, hospedagens etc.)   5.400 14%
Recursos humanosEquipe de suporte e organização do evento    19.600 50%
DivulgaçãoMídias e os investimentos previstos em divulgação, além dos custos com a produção de material impresso, contratação de assessoria de imprensa e outros.   8.600 22%
Evento Final    5.000 14%
TOTAL 38.600 100%

 

Engaje-se e multiplique as boas práticas de cidadania no seu bairro.

Uma reeducação em hábitos do cotidiano geram impactos econômicos e sociais relevantes, que colaboram com o desenvolvimento das boas políticas públicas. O estado é instrumento de poder da cidadania e não dos governantes.