Notícia

Audiência Pública para a Prestação de Contas do Último Quadrimestre do Município de Ilhéus

Na manhã de quinta-feira, dia 27 de fevereiro, aconteceu na Câmara Municipal de Ilhéus, a Audiência Pública para prestação de contas do munícipio referentes ao último quadrimestre do ano de 2013. Entretanto, apesar de ser relacionada a uma temática de extrema importância para a gestão do munícipio, poucos vereadores compareceram na referida audiência, sendo registrada apenas cinco dos dezenove vereadores.

É válido ressaltar que a Câmara de Vereadores e o Executivo não deram ampla divulgação do evento como determina a legislação, o que acabou resultando em um baixo número de pessoas presentes para assistir a explanação das contas do munícipio. O evento contou com a presença de representantes de sindicatos e com a presença de Maria do Socorro Ferreira de Mendonça, diretora presidente do Instituto Nossa Ilhéus.

Com o objetivo de tornar o processo de avaliação das contas mais transparente, a presidente do INI sugeriu que seja ministrado um curso que auxilie os vereadores e parte da sociedade civil a compreender melhor os pontos abordados durante a realização da prestação de contas. Dessa forma, a sociedade poderá participar de maneira mais ativa no processo de gasto do dinheiro público e os vereadores poderiam avaliar melhor as contas que lhes são apresentadas, já que esta é a função do legislativo.

Leave a Reply