Notícia

Segundo dia da Semana da Mobilidade de Ilhéus discutiu transporte coletivo e sistema cicloviário

Na última quarta-feira (19), o segundo dia da Semana da Mobilidade de Ilhéus contou com a realização de dois bate-papos, com os temas: “Cidade e Bicicleta” e “Cidade e Transporte Público”. Os debates ocorreram na Câmara de Vereadores de Ilhéus e reuniram arquitetos e urbanistas, professores, estudantes, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, ciclistas, membros de associações de deficientes, além de outros segmentos da sociedade civil.

O bate-papo “Cidade e Bicicleta” contou com a participação do presidente da Associação Ilheense de Ciclismo (AIC), Agnaldo Batista; do supervisor do Núcleo de Projetos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SEPLANDES), Alexandre Amorim, além da mediação do professor da Faculdade Madre Thaís e presidente do Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado, André Luís Fonseca.

Em sua fala, Agnaldo apresentou a luta dos ciclistas pela implantação de infraestrutura cicloviária em Ilhéus e explicou as diferenças entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Segundo ele, o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte favorece na redução de conflitos com os veículos automotores, na melhoria da saúde e da qualidade de vida da população, e na sustentabilidade do planeta.

Já o arquiteto e supervisor do Núcleo de Projetos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SEPLANDES), Alexandre Amorim, mostrou alguns projetos de implantação de ciclovias e requalificação de vias que estão sendo desenvolvidos pela prefeitura. Segundo ele, a prefeitura, projeta a construção de uma rede cicloviária ligando a zona Sul à zona norte por meio da orla das praias.

Logo após, foi realizado o bate-papo “Cidade e Transporte Público”, que teve a participação do gerente da empresa Transporte Urbano São Miguel de Ilhéus, Josemir Dias (Joca), além da mediação da arquiteta e professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Campus Ilhéus.

Em sua apresentação, Joca mostrou o projeto que está sendo elaborado para a melhoria do sistema de transporte coletivo, garantindo integração tarifária, maior rapidez e conforto nos deslocamentos feitos por ônibus no município.

II Concurso “VivaACidade”

Durante a Semana da Mobilidade de Ilhéus, ainda foi lançado o II Concurso de Ideias de Arquitetura e Urbanismo “VivaACidade”. Esse ano o concurso premiará o melhor projeto de intervenção da área do entorno da Central de Abastecimento do Malhado, em Ilhéus, com foco na melhoria da acessibilidade e mobilidade na região. Confira o edital.

Concurso de Fotografia “Olhar Inclusivo” 

Outro desafio realizado durante a II Semana da Mobilidade foi o Concurso de Fotografia Estudantil “Olhar Inclusivo”, que premiará a foto que melhor retrate os problemas de acessibilidade de Ilhéus. O concurso é voltado para estudantes do Colégio Estadual Moysés Bohana e do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Eles terão agora até o dia 30 de setembro para publicar a foto em sua conta pessoal no Instagram, curtir a página do INI @nossailheus, e colocar na descrição da foto a hashtag #olharinclusivoilheus, a menção à página @nossailheus, o endereço do local onde a imagem foi tirada e o problema encontrado. A foto mais curtida ganhará um troféu e um Curso Profissionalizante de Adobe Photoshop, na Microlins – Unidade de Ilhéus.

Todos os vídeos da II Semana de Mobilidade de Ilhéus estão disponíveis em Facebook.com/InstitutoNossailheus e no Youtube.com/nossailheus

 

Programação segue

Amanhã, a programação da Semana da Mobilidade de Ilhéus segue com a realização de um “bicicletaço” às 7h30, saindo do bairro Hernani Sá em direção à Avenida Soares Lopes. Já às 15h da tarde, será realizada a primeira edição do “Projeto Pista Fechada”, do Bairro da Sapetinga.

Realização e apoios – A programação da Semana de Mobilidade faz parte do projeto MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direito à Cidade, financiado pela União Europeia, coordenado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), e articulado localmente pelo Instituto Nossa Ilhéus. O objetivo é fortalecer políticas de mobilidade urbana no Brasil por meio do monitoramento do orçamento público para o setor. O projeto reúne 10 movimentos de diferentes cidades brasileiras, sendo o INI o único na Bahia.

A Semana de Mobilidade de Ilhéus tem como co-executores a Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Associação dos Surdos de Ilhéus – ASI, Rotary Club de Ilhéus e Associação dos Criativos do Hernani Sá. Também tem apoio de Câmara de Vereadores de Ilhéus, Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, IFBA, Associação Ilheense de Ciclismo, Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado, Canabrava All Inclusive Resort, Hotel La Dolce Vitta, Jardim Atlântico Beach Resort, Microlins, Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), a Ativa Ideia Produção Cultural e Comunicação, Colégio Estadual Moysés Bohana, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e Colégio Estadual Professora Horizontina Conceição, Mobili Planejamento e Consultoria.

Instituto Nossa Ilhéus (INI) – Fundado em 09 de março de 2012, o Instituto é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, com o objetivo maior de melhorar a cidade, e tem como eixos de atuação ‘Educação para Cidadania’, ‘Monitoramento Social’ e ‘Impacto em Políticas Públicas’. Tem como financiador o Instituto Arapyau. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. O INI está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Acompanhe o site www.nossailheus.org.br.

Leave a Reply